Pediatras iniciam pós-graduação promovida pelo Centro de Estudos da Unimed Sul Capixaba

No último fim de semana teve início a pós-graduação de Urgência em Pediatria e Neonatologia, com turma composta por 25 médicos pediatras. O primeiro encontro foi realizado no auditório do PUC, na sede administrativa da cooperativa, tendo a presença do professor doutor José Roberto Fioretto, especialista em Medicina Intensiva Pediátrica, que integra o grupo docente.   

A pós atende a uma demanda da especialidade na formação e atualização dos profissionais que atuam no Pronto Atendimento Materno-Infantil da Unimed Sul Capixaba, sendo viabilizada pelo Centro de Estudos Unimed. Ministrada pelo IBCMED - Instituto Brasileiro de Ciências Médicas, com sede em Porto Alegre, o curso acontece de forma híbrida, com aulas on-line e aulas práticas presenciais a cada dois meses. A duração é de um ano.

Realizados na sexta-feira e no sábado, dias 28 e 29 de abril, os primeiros encontros tiveram aula prática sobre Bases do Atendimento de Emergência (Prática atualizada shaken baby), cujo objetivo é introduzir a medicina de emergência, abordando as bases fisiopatológicas do sistema respiratório e sistema cardiovascular, e também as normas atuais da morte encefálica.  

Na ocasião, foram aprofundados ainda os elementos necessários para a avaliação da criança grave na emergência e da criança que se apresenta no Pronto Atendimento com febre sem sinais localizatórios e linfadenomegalia. Conhecimentos sobre o eletrocardiograma normal e patológico também foram temas estudados.