Como escolher seu medicamento genérico no Benefício Farmácia

O Benefício Farmácia está de cara nova, mas o cuidado que sempre tivemos com sua saúde e a toda a praticidade não mudaram.


A partir do dia 01 de janeiro de 2024, o Benefício Farmácia dispensará para os seus usuários somente medicamentos genéricos ou similares. Será permitida a liberação do medicamento de referência somente se não houver genérico para o princípio ativo específico. Ou seja, você continuará recebendo todos os medicamentos conforme sua receita médica.

 

Se a sua receita médica atual não contém a restrição "Não aceita genérico", ela pode ser utilizada para adquirir o medicamento com o mesmo princípio ativo.

Se contiver esta restrição, e para que não haja a interrupção do tratamento, recomendamos que você procure seu médico para tirar dúvidas e solicitar a emissão de uma receita com o mesmo princípio ativo da medicação já utilizada, pois assim, você poderá escolher com segurança qual dos genéricos ou similares vai passar a utilizar.

A Vale incentiva o uso de medicamentos genéricos, contribuindo para o aumento do acesso à medicamentos de qualidade, seguros, eficazes e com menor custo.

 


Apresentamos aqui as diferenças entre os genéricos e similares, para que desta forma você tenha certeza de que nada do seu tratamento será modificado:

Os medicamentos Genéricos foram desenvolvidos após a expiração da patente do medicamento de referência, ele possui o mesmo princípio ativo e passa por rigorosos testes de bioequivalência para garantir a eficácia igual ao medicamento de referência.

Já os medicamentos similares foram desenvolvidos com base em um medicamento de referência, mas sem infringir a patente, podendo haver variações em sua formulação e mantendo a eficácia semelhante ao de referência. Este medicamento possui equivalência terapêutica com o medicamento de referência.


 

Então por que o genérico e o similar são mais baratos?

De uma maneira geral, eles são mais acessíveis devido à concorrência de mercado e ao fato de o genérico ter sido elaborado após a quebra de patente, reduzindo assim custos em pesquisa científica.

Há diferença na embalagem?

A embalagem, a cor e o formato do medicamento podem variar, mas a qualidade é garantida.


Como buscar?

Você pode buscar as apresentações disponíveis do mesmo princípio ativo do seu medicamento prescrito no próprio aplicativo Saúde AMS.

Veja esse exemplo:
Medicamento de referência: Cozaar®
Princípio ativo: Losartana potássica




Passo a passo:

  1. Consulte o princípio ativo do seu medicamento (caso não esteja disponível na própria receita)
  2. Utilize o princípio ativo para realizar a busca no aplicativo Saúde AMS, no ícone ‘Benefício Farmácia’
  3. Consulte as apresentações disponíveis. Você pode observar que os valores dos medicamentos estão ao lado de cada apresentação. Note também que todos os genéricos estão identificados.
  4. Caso tenha dúvidas, converse com seu médico sobre a melhor opção.

 

O nosso compromisso é com a sua saúde. Conte com o AMS!

Estamos à disposição para tirar suas dúvidas.

Central de Relacionamento AMS:
4004-0183 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 722 0183 (outras regiões)

cérebro